Professora Vanja Marina
Aluna: Rayane Calistene
8° ano
O que é ?
A bulimia nervosa é um transtorno alimentar se caracteriza pela ingestão de grandes quantidades de alimentos (episódio de comer ou episódios bulímicos), seguido por métodos compensatórios, tais como vômito auto-induzidos, uso de laxantes ou diuréticos e pratica de exercício extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo de exagero de engordar.
Diferentemente da anorexia nervosa, na bulimia pode não haver perda de peso, e assim médicos e familiares tem dificuldade de detectar o problema. A doença ocorre mais freqüentemente em mulheres jovens, embora possa ocorrer, raramente, em homens e mulheres com mais idade.
O que se sente ?
* Ingestão compulsiva de alimentos.
* Vômitos auto-induzidos, uso de laxantes e diuréticos para evitar ganho de peso.
*Alimentação excessiva, sem aumento proporcional do peso corporal.
* Depressão.
* Obsessão por execícios físicos.
* Comer em segredo ou escondido dos outros.
Causas
Assim como na anorexia, a bulimia nervosa é uma sídrome multi-determinada por uma mescla de fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. A ênfase cultural na aparência física pode ter uma papel importante. Problemas familiares, baixa auto-estima e conflitos de identidade também são fatores envolvidos no desencadeamento desses quadros.
Como se trata ?
A abordagem multidisciplinar é a mais adequada no tratamento de bulimia nervosa, e inclui psicoterapia individual ou em grupo, formacoterapia e abordagem nutricional em nível ambulatório.
As tecnicas congnitivo-comportamentais tem se mostrando eficazes.
As medicações anti-depressivas tambem tem se mostrado eficazes no controle dos episodios bulímicos.
A abordagem nutricional visa estabelecer um hábito alimentar mais saudavel, eliminando o ciclo " compulsão alimentar purgação/ jejum " .
A orientação e terapia familiar faz-se necessária uma vez que a familia desempenha um papel muito importante na recuperação do paciente.
Como se previne ?
Uma diminuição na ênfase da aparencia fisica, tanto no aspecto cultural como familiar, pode eventualmente reduzir a incidencia desses quadros. É importante fornecer informações a respeito dos riscos de regimes rigorosos para obtenção de uma silhueta "ideal", ja que ele desempenharam um papel fundamental no desencadeamento dos transtornos alimentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário